II Romaria dos Mensageiros promoveu partilha, ensinamentos e motivação aos que anunciam Jesus das Santas Chagas

28 junho 2025

Evento aconteceu pouco antes da Santa Missa de abertura do “24 Horas em oração na presença do Senhor”

 

O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas lotou de Mensageiros e Mensageiras Líderes da Capelinha na tarde de sábado (28). A segunda edição da Romaria dedicada especialmente a quem leva o Senhor a lares Brasil afora teve a presença de Padre Reginaldo Manzotti, Padre Jorge Fortunato e Thiago Lopes.

Com momentos oracionais, pregações, dicas para a missão evangelizadora e testemunhos, o evento foi um “esquenta” para o friozinho curitibano e, claro, para a abertura oficial do “24 Horas em oração na presença do Senhor”, tradicional final de semana de intensa intercessão a iniciar neste sábado. Centenas de Mensageiros usavam, orgulhosos, suas fitas de Líderes e traziam nas mãos a Capelinha peregrina, que tem como objetivo levar a devoção de cura e libertação em comunidades do País e do mundo.

Desde antes da Romaria, os fiéis já estavam ansiosos pelo que lhes aguardava. Uma dessas pessoas foi Francisca Santos da Silva, Mensageira há cinco anos. Iniciou a trajetória após a cura milagrosa de sua filha que estava grávida e contraiu Covid-19. O bebê nasceu saudável e nenhum mal os atingiu. “Moro em Fátima do Sul (MS) e venho todos os anos. Estou muito emocionada e contando os minutos para participar da Romaria e, depois, do ‘24 Horas’. A graça de estar aqui é muito grande, e a de ser Mensageira Líder é maior ainda. É por meio do nosso testemunho que mais pessoas abraçam a missão”, disse ela, que é associada e contribuiu com o Livro Ouro pela compra da Terra Prometida da Obra Evangelizar É Preciso.

Francisca vem ao evento para agradecer as bênçãos recebidas. Na sexta-feira, ela visitou o terreno da Terra Prometida da Associação Evangelizar É Preciso. Foto: Larissa Nicolosi

Ide!

Padre Reginaldo Manzotti iniciou a Romaria dos Mensageiros Líderes com uma saudação aos presentes, em especial às dezenas de caravanas que viajaram para estar ali. Seguiu com louvores e leu o Evangelho de Mateus 28,19-20. Nele, Jesus pediu para que os discípulos saíssem pelo mundo e pregassem Sua Palavra a todos os povos. A partir da leitura, Padre Manzotti indicou que o pedido é feito também a todos os Mensageiros. “A Capelinha passa, em média, por 20 casas. Há Líderes que têm mais de uma Capela, pois o grupo cresceu. O que isso significa? É o fermento do Espírito Santo, é a vontade de Deus nesta evangelização. Não é mão humana, é divina. Oferecemos aos lares uma espiritualidade baseada no envio de Jesus Cristo”, disse. Mencionou também que a passagem de Jesus das Santas Chagas nas casas é capaz de realizar curas e libertações, e que quem passa por dificuldades, se sente mais acolhido com a presença da Capelinha. “Estes símbolos com a imagem de Jesus que você carrega são a materialização do mandato d’Ele: ‘ide e propague o Evangelho’”, complementou o Sacerdote.

O termo “ide” foi muito citado na reflexão. A palavra é colocada em prática quando o fiel abraça a mensagem do Senhor ao aceitar ser Mensageiro, ao convidar membros para o grupo e ao apresentar as maravilhas da devoção à comunidade em que mora. Além disso, é um incentivo a não ser passivo diante da vontade de Deus; a não esperar que quem precisa venha até nós, mas que tenhamos a proatividade de sermos presentes na vida de quem sofre. “Precisamos cultivar um espírito de abertura. De irmos, principalmente, àqueles que não vão para a igreja”, pontuou Padre Reginaldo. Além da atitude física, de levar a Capelinha a hospitais e asilos, por exemplo, o “ide” pode ser realizado pelas redes sociais, numa simples mensagem evangelizadora que pode mudar uma realidade.

 

Inspirar pelo exemplo

Padre Reginaldo Manzotti parabenizou os sacerdotes que propagam a devoção a Jesus das Santas Chagas. O incentivo motiva o crescimento dos grupos e faz com que o Mensageiro Líder seja procurado por novos fiéis. Entretanto, o missionário também precisa agir por si para estimular os outros. “O chamado exige coragem. É desafiador, mas o seu ‘sim’ é um convite para participar do plano redentor de Cristo”, disse Padre Reginaldo, ao indicar também que, mais do que usar palavras, é preciso ser exemplo por meio de gestos concretos e viver conforme o que Jesus pede. “Você entende que a sua missão é salvar vidas? É por isso que você, como Líder, tem a oportunidade de compartilhar essa mensagem de esperança, sobretudo no ano jubilar”, disse como demonstração da responsabilidade e do valor do Mensageiro na obra de Deus.

No fim de sua fala, Padre Manzotti fez um apelo aos presentes para que convidem todos do grupo de oração para serem associados, a fim de expandir a obra de evangelização, incluindo o pagamento do terreno da Terra Prometida da Associação Evangelizar É Preciso. “Que esta Romaria nos faça, de fato, missionários”, concluiu.

 

Fé testemunhada

Em seguida, Padre Reginaldo rezou o Terço de Jesus das Santas Chagas junto aos Mensageiros, em intenção pelos que estão enfermos de corpo ou de alma, pelos que passam por dificuldades financeiras, pelos próprios propagadores da devoção, entre outras preces.

Fiéis aproveitaram a Romaria com atenção e muita fé. Foto: Felipe Gusso.

Entre músicas e sorrisos agradecidos, o evento continuou sob comando de Padre Jorge Fortunato e com participação do comunicador Thiago Lopes. O Sacerdote acolheu os Mensageiros e incentivou que a devoção fosse levada às paróquias, numa conversa amistosa com os Padres responsáveis. Também exaltou a missão dos que ali estavam. “Quando você coloca a fita de Mensageiro, mostra a sua identidade de casa em casa e na sua paróquia. É um instrumento do Senhor”, celebrou.

O evento seguiu com testemunhos de diversos fiéis que alcançaram graças e milagres por meio da devoção a Jesus das Santas Chagas. Com Thiago Lopes, Padre Jorge iniciou um forte momento de intercessão ao som de “Noites Traiçoeiras”, para que os Líderes rezassem uns pelos outros, pois todos estavam ali por um propósito e guiados por Deus. Estimulou que, mesmo diante das dificuldades, mantenham-se firmes na missão que Ele deu. “As Chagas Gloriosas de nosso Senhor derramarão uma gota do Sangue em sua vida. Peça agora!”, proclamou.

 

O evento finalizou, mas a missão continua

A Romaria encerrou com o pedido especial de Padre Jorge para que mais irmãos tornem-se propagadores da Palavra de Cristo. Em 2025 a Associação Evangelizar É Preciso completa duas décadas e, em homenagem ao marco, acontece a ação “Rumo aos 20 anos com 20 mil Mensageiros”. A meta está quase atingida, por isso, o aceite generoso a esta missão será um presente para a instituição fundada por Padre Manzotti.

Para se tornar um Mensageiro e conhecer mais sobre o projeto, acesse a página oficial.

 

O evento contou com a participação presencial de centenas de fiéis e, também, muitos online. Confira como foi a II Romaria dos Mensageiros Líderes! Clique aqui.

Compartilhe