Evento reuniu fluminenses de diversas regiões do Estado e do Brasil para um dia intenso de devoção a Jesus das Santas Chagas.
A Cidade Maravilhosa continua linda e cheia de fé! Milhares de fiéis vindos da capital e de diversas regiões do Estado e do País, lotaram o Maracanãzinho para a primeira edição do Evangelizar É Preciso Rio de Janeiro. O maior evento católico do Brasil aconteceu no sábado (26), teve como tema “Livrai-nos do Mal” e foi marcado por muita emoção.
As boas-vindas aos fiéis foram dadas por Padre Reginaldo Manzotti e pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. “Que alegria receber em nossa Arquidiocese o Evangelizar É Preciso, dentro de comemorações tão importantes, que envolvem os jubileus – o Jubileu da Esperança, o Jubileu da nossa Arquidiocese e os 450 anos da Prelazia do Rio. Estamos celebrando também os 12 anos da Jornada Mundial da Juventude, quando jovens do mundo inteiro estiveram aqui e recebemos a presença do Papa Francisco, saudosa memória, em sua primeira viagem internacional. Creio que é providência de Deus termos aqui este evento dentro dessas comemorações jubilares e justamente na semana em que recordamos a JMJ, um grande presente para nós”, afirmou Dom Orani, agradecendo ao Padre Reginaldo Manzotti pela inspiração, pela oportunidade e pelo trabalho evangelizador e de comunicação tão necessário para a missão da Igreja.
O Arcebispo desejou a todos que levassem consigo os frutos do evento. “Que este momento seja marcante para cada um de vocês, que façam uma bela experiência com o Senhor, que afervorem os corações e bendigam a presença de Cristo. Que possamos voltar para casa com o coração cheio da graça de Deus, prontos para anunciar Jesus às nossas famílias, vizinhanças, paróquias e comunidades. O mundo será melhor quanto mais trabalharmos juntos na missão evangelizadora. Meu agradecimento especial à Renovação Carismática Católica e a todos que colaboraram para este evento. Que Deus os abençoe”, concluiu.
Foto: Felipe Gusso
Santa Missa e Adoração
Padre Reginaldo Manzotti presidiu a Santa Missa e celebrou com alegria a realização do primeiro Evangelizar É Preciso no Rio de Janeiro. Ele destacou o apoio da Arquidiocese, da Renovação Carismática Católica e dos grupos de oração. “É um dia de milagres e prodígios! Você vai receber a graça da cura e da libertação. Uma gota do Sangue Redentor de Jesus já está caindo sobre você agora”, afirmou o sacerdote. “Meu coração se alegra ao ver o Maracanãzinho cheio. Louvado seja Deus por cada um que veio movido pela fé. Aqui não há outro motivador a não ser Jesus Cristo”, declarou.
Em sua homilia, Padre Manzotti recordou que a Igreja celebrava naquele dia São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, e relacionou a data com a Jornada dos Avós e Idosos instituída pelo Papa Francisco. “O Papa sentiu no coração a necessidade de celebrar os avós, pois são eles os guardiões da fé. E neste Ano do Jubileu de Esperança somos chamados a viver o tema: Bem-aventurados aqueles que não perderam a fé. Isso vale para os idosos, mas também para todos nós”, disse.
O Sacerdote ressaltou as dificuldades que desafiam a esperança, como as guerras, a violência e a insegurança, mas encorajou os fiéis a permanecerem firmes. “Não está fácil manter a fé acesa, mas é ela que nos sustenta. Entre uma Ave-Maria e outra, vamos clamando a Deus. Bem-aventurado é o Rio de Janeiro, que enche este Maracanãzinho para celebrar a fé e a vida sacramental!”.
Padre Manzotti destacou a importância da Palavra de Deus, da Eucaristia e da Caridade como caminhos para fortalecer a espiritualidade. “Somos católicos, temos tudo o que precisamos. Não procuremos em outros lugares. Ou somos eucarísticos ou não somos nada. A Leitura Orante precisa fazer parte do nosso dia a dia. A caridade é exercício que nos santifica, cobre uma multidão de pecados e nos livra do apego às coisas”, afirmou, lembrando que a Obra Evangelizar recebe e distribui toneladas de alimentos e doações para instituições parceiras em todo o Brasil.
O Padre também falou sobre a Intercessão como Carisma e pilar do trabalho da Associação Evangelizar e destacou as devoções que sustentam a Obra: Nossa Senhora do Carmo, São José e São Pio de Pietrelcina. “Clamem a São José nas suas causas, ele é o protetor da Igreja e da família. Recorra também a São Pio, grande intercessor nas batalhas espirituais. E, sobretudo, joguem-se nos braços da Virgem Maria. Ela nos conduz a Cristo e nos protege”, orientou.
Ao relembrar a pandemia da Covid-19, o Sacerdote destacou a importância das vacinas que foram fundamentais para salvar vidas. Neste contexto, ressaltou que a vida espiritual também necessita de “imunidade contra o Mal”, alcançada pelos sacramentos. “Quer ter imunidade espiritual? Confissão e Eucaristia. Bem-aventurados aqueles que são ‘vacinados’ contra o inimigo”, completou.
Padre Manzotti encerrou sua pregação convidando os fiéis a fazer da vida cristã uma missão contínua. “Não desista de rezar, mesmo quando não vê resultados. Feche as brechas do Mal na sua vida e na sua família. Peça a Deus: ‘Senhor, que hoje seja o dia da minha cura, da minha libertação e da minha bênção’”. Ao citar Santa Teresa d’Ávila, que dizia “só pare de rezar quando puder dizer: obrigado, Senhor, pela graça recebida”, o Sacerdote motivou a todos que mesmo diante das fraquezas continuem a ir à Missa aos domingos, ao grupo de oração mesmo sem vontade e a rezar o Santo Terço mesmo se estiver com sono e cansado. “Bem-aventurados os que não perderam a esperança e seguem firmes em Cristo!”, concluiu.
Após a Santa Missa, Padre Manzotti conduziu uma emocionante Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Foto: Felipe Gusso
Clique aqui e assista ao evento completo.
Testemunho sobre o Venerável Guido Schäffer
O Evangelizar É Preciso Rio também foi marcado por um momento de testemunho sobre o Venerável Guido Schäffer, conhecido como “anjo surfista”. Guido faleceu no dia 1º de maio de 2009, aos 34 anos, enquanto surfava na Praia do Recreio. Na prancha que usava naquele dia estava escrita a passagem: “Estreita é a porta, apertado é o caminho que leva à vida” (Mt 7,14).
Padre Jorjão lembrou a vocação do jovem médico e seminarista. “Eu entendi quando Deus o chamou tão cedo para junto d’Ele: quis que o Guido permanecesse eternamente jovem, como sinal daquilo que dizemos na liturgia: ‘Subirei ao altar do Senhor, que alegra a minha juventude’. Guido permanece jovem porque amava a Deus. E nós também permanecemos jovens quando O amamos”, disse. Ele recordou ainda um encontro com o Papa Leão XIV, ao qual entregou uma relíquia do jovem carioca. “Apresentei ao Santo Padre a vida de Guido, um jovem que amava o esporte, mas que acima de tudo amava Jesus. O Papa me disse que vai rezar por sua causa.”
A mãe do Venerável, Maria Nazareth Schäffer, emocionou o público ao relembrar a trajetória do filho. “Guido sempre foi comunicativo, alegre e disposto a ajudar. Desde pequeno dizia que queria salvar vidas, e isso o levou a estudar medicina. Mas, acima de tudo, ele tinha um coração adorador: amava profundamente a Eucaristia, rezava o Santo Terço e visitava o Santíssim todos os dias. Da adoração, brotava o amor ao próximo que ele vivia com tanta intensidade”, disse. Ela destacou ainda a devoção de Guido a Nossa Senhora e seu desejo de se tornar sacerdote. “Nessa ligação íntima com Deus, ele começou a sentir o apelo à vocação sacerdotal, então, com o exemplo de São Francisco que ele tanto amava, deixou tudo para ser totalmente livre para servir a Deus na pessoa dos irmãos.”
Ângela Schäffer, irmã de Guido, frisou uma frase que ele sempre dizia. “É de um coração adorador que nasce o amor ao próximo.” Ela também convidou os fiéis a participarem do evento de fé que acontece anualmente no feriado de 1º de maio, na Praia do Recreio, com Missa, Adoração e confissões.
Conheça mais sobre a história do Venerável Guido Schäffer. Clique aqui e leia o texto completo no IDe+.
Foto: Felipe Gusso
Momento Jesus das Santas Chagas
Padre Jorge Fortunato levou a espiritualidade da Obra Evangelizar ao Rio de Janeiro com o Terço de Jesus das Santas Chagas. O Sacerdote conduziu um intenso momento de cura e libertação. “Hoje, irmãos e irmãs, queremos colocar diante do Senhor todas as nossas intenções. E acreditamos que você também tem um testemunho a oferecer. Vamos apresentar tudo isso a Deus: nossas preces, nossos pedidos e nossos agradecimentos. Tudo o que você pensou agora, estenda suas mãos e coloque nas Santas Chagas de Jesus, para que a graça do Senhor se derrame sobre a sua vida”, disse.
O Sacerdote relembrou uma afirmação de Padre Reginaldo Manzotti sobre a devoção. “Ele repete para que gravemos em nosso coração: a devoção às Santas Chagas não foi inventada por homem algum. Ela brota do próprio Senhor, da Cruz de Jesus, da Sua Paixão, Morte e Ressurreição”, recordou.
Ao explicar sobre a imagem de Jesus das Santas Chagas, Padre Jorge destacou os elementos e as virtudes de cada Chaga. “Atrás de Cristo Ressuscitado está a Cruz vazia, para nos mostrar que Ele venceu a morte. Isso é sinal de que cremos em um Cristo vivo e ressuscitado! Você acredita nisso?”, questionou. “Jesus nos oferece graças gloriosas e nos revela a Caridade, a Fé, a Mansidão, a Esperança e a Humildade. Essas são as virtudes que brotam das Cinco Chagas de Nosso Senhor”, complementou.
O Terço foi rezado em intenção por quem estava presente no evento; pelos voluntários e colaboradores que fizeram tudo acontecer; associados da Evangelizar É Preciso e Mensageiros da Capelinha; por todos os doentes, pelas pessoas que sofrem com depressão e por aqueles que enfrentam um luto; pelos telespectadores e ouvintes que acompanhavam a transmissão ao vivo do evento; e pelas necessidades que os fiéis clamaram ao Santíssimo Nome de Jesus.
Participações especiais
No início do evento Diácono Melquisedec conduziu a oração do Terço Mariano. Padre Fábio Escobar, Padre Addae e Padre Jorge Carreira, da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro (RCC), animaram os fiéis com muito louvor e alegria. Fred Pacheco e a Banda Dom também subiram ao palco para um show especial com grandes sucessos da música católica.
Show de evangelização
Com muita alegria e animação, Padre Reginaldo Manzotti fez uma apresentação com momentos devocionais e de homenagens. Ao celebrar Nossa Senhora, cantou o seu novo lançamento: “Pelas Mãos de Maria”.
O Ministério Evangelizar fez o “Momento Rio”, que homenageou a história do Rádio e os grandes sucessos de artistas populares, como Aquarela do Brasil, de Ary Barros; Garota de Ipanema, de Tom Jobim; Não deixe o samba morrer, de Alcione; Quero te encontrar, de Claudinho e Buchecha; e Tá Escrito, do Grupo Revelação.
No momento “Livrai-nos do Mal”, tema do evento, Padre Reginaldo relembrou o que disse Papa Leão XIV: “O Mal não prevalecerá”. Depois, conduziu uma oração de libertação e cantou “Jesus é o Rei” e “Quem impedirá”.
Para encerrar, o Sacerdote agradeceu a acolhida e participação dos fluminenses na primeira edição do evento no Estado e deixou um convite. “Muito obrigado, Rio de Janeiro! Vocês estarão sempre em nossas orações! Eu vim até vocês, sejam sempre bem-vindos ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas e na Terra Prometida da Associação Evangelizar É Preciso”.
Foto: Felipe Gusso
Inclusão e solidariedade
O Evangelizar É Preciso Rio de Janeiro contou com ações de inclusão para que o evento pudesse ser aproveitado por todos.
Em uma iniciativa pioneira no Estado, em parceria com a Comissão da Pessoa com deficiência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) e com a Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Estado do Rio de Janeiro, o evento teve uma sala sensorial, abafadores auditivos e todo o suporte de acessibilidade física, com rampas, elevadores e banheiros adaptados, além de intérpretes de Libras.
Quem esteve presente, também foi convidado a realizar doação de sangue, ação tradicional na história do evento. Além disso, todos os inscritos foram convidados a levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão entregues a instituições parceiras da RCC RJ.
Realização
O evento foi apresentado pelo CelebraRio com parceria entre a Associação Evangelizar É Preciso, a Renovação Carismática Católica RJ, Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Governo do Estado e Secretaria Estadual de Turismo.