Dia de Nossa Senhora do Carmo é celebrado com imposição do Santo Escapulário

16 julho 2025

Foram distribuídos Escapulários aos fiéis presentes na Celebração

A Santa Missa em honra a Nossa Senhora do Carmo reuniu centenas de fiéis no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas. Marcada pela devoção, emoção e renovação da fé, Padre Reginaldo Manzotti destacou a aliança que a Mãe do Carmelo tem com a Associação Evangelizar É Preciso e com a sua vocação. “A devoção a Nossa Senhora do Carmo faz parte dos Carismas da Obra, ela é Madrinha desta missão, e foi a Ela que eu também consagrei o meu Sacerdócio”, enfatizou. “Neste dia da Mãe, o presente é nosso. O que você quer pedir a Ela?”, perguntou aos fiéis no início da celebração.

Foto: Felipe Gusso

Durante a homilia, Padre Manzotti recordou que o Santo Escapulário foi entregue pela Virgem a São Simão Stock, como um sinal de salvação e proteção. “Foi entendido rapidamente que o Escapulário não é exclusivamente dos Carmelitas, mas um presente para toda a Igreja. Por isso, foi feito em menor tamanho para que todos os devotos d’Ela e principalmente os discípulos de Jesus pudessem usá-lo”, explicou. “E você, que como eu, já usa, continue com o Escapulário, meu filho, pois é a certeza de que somos amados por Nossa Senhora e podemos confiar nesse amor indiscutível, maternal, terno e querido da Mãe. É um privilégio essa aliança de paz e de amor eterno”, complementou.

Ele ainda enfatizou que quem usar o Santo Escapulário com reta intenção, rezar diariamente uma Ave-Maria e ser um discípulo fiel do Senhor, não se perderá. Jamais por méritos próprios, mas por graça da intercessora Nossa Senhora e da misericórdia de Deus.

Foto: Felipe Gusso

Ao falar sobre as batalhas enfrentadas na evangelização, Padre Reginaldo partilhou suas angústias e esperanças diante dos projetos da Obra, especialmente o da Terra Prometida da Associação Evangelizar É Preciso. “Nossa Senhora sabe da preocupação em pagar o terreno, de conseguir as licenças ambientais, da busca por missionários que permaneçam na Obra comigo, que não sejam passageiros. Ela acompanha minhas preces, minhas insônias e lágrimas”, disse. “Se me mantenho fiel e de pé, é por Nossa Senhora. Porque eu disse, no dia da minha ordenação: ‘Por onde eu for, Mãe, você vai comigo’”, complementou.

Ao final da Santa Missa, foram distribuídos escapulários aos fiéis presentes e os Sacerdotes os impuseram a quem desejou.

Foto: Felipe Gusso

Assista aqui a Missa em honra a Nossa Senhora do Carmo.

Bênção dos mimos

Na ocasião, Padre Reginaldo Manzotti realizou a bênção dos mimos que serão enviados aos associados que contribuíram com a Campanha Jesus das Santas Chagas 2025. “Este cartão relicário foi feito a partir de um manto que foi levado em 2023 até o Monte Carmelo, na Terra Santa, e lá foi abençoado. Depois, foi recortado e feito este cartão. Os que colaboraram na Campanha também receberão essas fitas onde está escrito ‘Jesus das Santas Chagas e Nossa Senhora do Carmo’”, explicou.

Saiba mais sobre a ação aqui.

Compartilhe