Evento é considerado o maior do Brasil e contou com mais de dez horas de programação
A Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba (PR), ficou colorida e iluminada pela fé das milhares de pessoas que ali passaram, tanto para confeccionar os tapetes para a passagem do Santíssimo Sacramento, quanto para prestigiar a Festa da Eucaristia, que aconteceu nesta quinta-feira (19).
Com o tema “Jesus Eucarístico: nossa esperança! Eu creio!”, estima-se que esta edição do Corpus Christi reuniu mais de 135 mil pessoas no Centro Cívico. Os fiéis chegaram cedo: pela manhã, voluntários se dispuseram a montar marmitas para pessoas em vulnerabilidade social, a organizar o evento em geral e, claro, a dar forma aos tradicionais caminhos de serragem, que expressaram as mais diversas devoções e expressões da fé católica. Foram 128 tapetes dispostos em cerca de dois quilômetros. Quem participou dessa movimentação artística foi Lúcia Hammer, com o objetivo de motivar a juventude. “Vemos aqui uma sequência da comunidade. É um grande presente repassar às novas gerações a importância desse dia tão especial”, contou ela, que há muitos anos vai ao evento. Mayara Fontoura integra os “novos rostos da Igreja” que Lúcia mencionou. “Ao participar, vejo que faço parte de algo muito além, pois sinto o Corpo de Cristo conosco, numa presença que emociona”, confidenciou a jovem.
Lúcia, à esquerda, e Mayara, à direita. Elas fazem parte da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Foto: Larissa Nicolosi
Além disso, na parte da manhã, o evento contou com ações sociais, animações, músicas, momentos oracionais, testemunhos e muito mais.
A Eucaristia não é apenas para os fortes
À tarde, em frente à Catedral Basílica, aconteceu a esperada Santa Missa presidida por Dom Peruzzo e animada por Padre Reginaldo Manzotti. O Arcebispo de Curitiba iniciou com uma saudação aos presentes e repassou a trajetória do Corpus Christi. “A fé na presença do Senhor, nas Espécies Consagradas, atravessou a história e se reafirma na sensibilidade religiosa da nossa gente”, disse, ao observar a multidão que ali estava.
O tema do evento fazia alusão ao Ano Jubilar, que convida os fiéis a serem “peregrinos de esperança”. Dom Peruzzo relembrou o fato em sua homilia e o uniu à fé. “Viemos aqui dizer que cremos no Senhor, na Sua Palavra, na Sua Eucaristia e na Sua Presença na Hóstia Consagrada. Viemos aqui caminhar com Ele como outrora outras multidões caminharam com o Senhor”, reforçou. Em seguida, refletiu que os Discípulos tinham traços de medo e de incerteza, que foram desafiados a confiar em Deus naquele momento de temor, situação que se assemelha à nossa vida. Por conta disso, conclui-se que a Eucaristia não é apenas para os que não se fragilizam, mas aos que entregam suas dores ao Pai. “Não é prêmio a quem tem muitos méritos. É oferta da gratuidade do Senhor para quem precisa d’Ele. Então, meus caros, esperem do Senhor a Sua misericórdia, e ofereçam a Ele sua adesão.
Não com as perfeições de quem não erra, e sim com os encantos de quem quer se deixar alcançar pela bondade de Deus”. O Arcebispo finalizou com o incentivo de que os fiéis não deixem a esperança acabar, pois a Igreja não crê apenas num Jesus que viveu e morreu, mas num que ressuscitou. Ao observar isso, o cristão torna-se portador de uma nova vida, semeador da caridade e mensageiro do Evangelho e do Jubileu deste ano.
Por fim, antes de seguir com a procissão pelos tapetes, agradeceu aos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia e aos Sacerdotes pelos trabalhos prestados à comunidade. Depois, a multidão seguiu com Cristo Sacramentado rumo à Praça Nossa Senhora de Salete. No caminho, encenações teatrais relembraram o público sobre os atos de amor de Jesus.
Quem acompanhou o evento desde o início e quis retribuir a bondade de Deus, foi Graciele de Fátima da Silva. Associada da Evangelizar É Preciso, se voluntariou para apoiar na montagem do tapete da instituição e encheu-se de alegria com o gesto concreto. “É a primeira vez que participo. Meu coração está repleto de gratidão, pois ajudei a confeccionar o tapete que Jesus passou. É uma sensação única”, relatou ela, que recebeu o convite para participar e veio motivada pelas graças recebidas.
Graciele adornou o tapete da Associação Evangelizar É Preciso. Ela faz parte da Paróquia Profeta Elias. Foto: Larissa Nicolosi
No ponto final da procissão, aconteceu a Adoração ao Santíssimo e, para finalizar o evento, Padre Reginaldo Manzotti comandou um show de evangelização. Emoção e esperança foram palavras que guiaram o dia e, ali, Céu e Terra se uniram para louvar a Hóstia Santa no maior Corpus Christi da América Latina.
Padre Reginaldo Manzotti fechou o evento com alegria, fé e música. Foto: Felipe Gusso
Para rever a celebração com a cobertura da TV Evangelizar, clique aqui.