Evento convidou os telespectadores a doerem e se prepararem para a chegada da Semana Santa
“Esta é uma noite que marca a história pelos alimentos arrecadados, que serão enviados para as comunidades beneficiadas. São pessoas que realmente precisam, por isso, viveremos uma noite de entrega, fé, caridade e catequese. Prepare-se para tocar seu coração”. Foi com esta boas-vindas que Padre Reginaldo Manzotti iniciou o Especial Compromisso de Amor na noite desta sexta-feira (11), transmitido ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação e pelo canal do YouTube do Sacerdote.
O Lava-Pés, na Última Ceia, foi a inspiração da quinta edição do evento, que recordou o gesto sublime de Jesus Cristo ao lavar os pés dos Seus discípulos, demonstração de humildade e do centro de Sua missão: servir com amor ao próximo. Com muita música, encenações, reflexões e oração, o objetivo foi ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. O “Especial Compromisso de Amor 2025” resultou na arrecadação de recursos para a compra de 60 toneladas de alimentos.
Padre Reginaldo Manzotti explicou a importância da atitude caridosa do espectador, realizada por meio da Associação Evangelizar É Preciso: “A arrecadação ajuda milhares de famílias. Nas últimas edições, distribuímos mais de 900 toneladas de alimentos e atendemos mais de 400 mil pessoas. Mas não só elas, também a comunidade, porque não mandamos um caminhão cheio de alimentos às cidades. Compramos lá, com os comerciantes. Desta forma, a sua contribuição tem um impacto social na região. Gera renda e mantém empregos no próprio estado”, afirmou. Confira aqui o resultado do evento em 2024.
Foto: Felipe Gusso
Exemplos vindos de Jesus
Na vivência da Quaresma, Padre Reginaldo aproveitou a realização do “Especial Compromisso de Amor” para responder a algumas perguntas enviadas pelo público via redes sociais, como “É verdade que a Quaresma dura exatamente 40 dias?”, encaminhada por Marcelo, de Rondônia, ou “A Quaresma tem começo, meio e fim e qual o evento marca o encerramento deste período?”, da Carla, do Piauí.
Em preparação para a Semana Santa, os telespectadores também acompanharam encenações e reflexões sobre momentos marcantes da vida de Jesus. O primeiro deles foi sobre São Pedro. “Ele toca muito minha vida. Simão, foi um pescador da Galileia, cheio de vontade, mas cheio de medos, até que um dia teve um encontro com Jesus e mudou tudo”, relatou o Sacerdote enquanto cantava a música “A Barca”.
Padre Manzotti ainda completou que, ao ouvir o chamado do Filho de Deus, Simão deixou as redes e se transformou em Pedro. A cada passo que deu com Jesus, o Apóstolo se moldou e se transformou no amor, na misericórdia e tornou-se pedra, um líder da fé e primeiro Papa da Igreja. Assim, o público também foi convocado: “Coloque a mão em seu coração e peça ‘Senhor, quero ser moldado’”.
Foto: Felipe Gusso
Ao cantar a música “Prova de amor maior não há”, os telespectadores acompanharam um momento único no “Especial Compromisso de Amor”: o Lava-Pés. Padre Reginaldo convidou quatro benfeitores da Associação Evangelizar É Preciso para participarem. Eles representaram milhares de pessoas que fizeram doações solidárias nas edições anteriores do evento.
“Com esse ato, Jesus nos ensinou que amar é servir e servir é se doar. Ele convida a mim e a você a fazermos o mesmo. Somos chamados a lavar os pés uns dos outros. O gesto concreto, hoje, é lavar os pés de quem se colocou a serviço. É como se eu fosse à sua casa agradecer. Reflita: se a crise é grande, a doação do alimento se torna mais significativa. O Lava-Pés, neste momento, transforma a fé em caridade. Por isso, levarei os pés desses benfeitores e pedirei a Deus que todos se sintam tocados a servir”, descreveu o Sacerdote.
Depois, o destaque foi para a Eucaristia. Com uma mesa encenada, contendo ervas amargas, grão de bico, pão sem fermento, cordeiro e vinho, como uma ceia pascal judaica, Padre Manzotti explicou o significado de cada um dos elementos. Além disso, salientou que na Última Ceia, Jesus diz que estará conosco para sempre, mas alerta que haverá grandes provações no mundo. Segundo ele, na Eucaristia os fiéis recebem o Corpo e o Sangue de Jesus, desta forma, não há milagre maior do que quando o Padre levanta a hóstia.
Foto: Felipe Gusso
Ao aproveitar o momento, o Sacerdote relembrou as doações para o “Especial Compromisso de Amor” e relacionou com a reflexão: “Da Páscoa judaica à Páscoa de Jesus, você vai oferecer os mantimentos. Por exemplo, o cordeiro será o feijão e o grão de bico será o arroz na mesa de quem tem fome. Por isso, participe e doe!”, defendeu.
Reta final
Na continuidade do evento, também houve um momento que impactou a todos os telespectadores com a reflexão profunda sobre as tentações enfrentadas por Jesus no deserto: posse, glória e poder. Padre Manzotti subiu um monte encenado ao som da música “A Cruz Sagrada seja a minha luz” para explicar sobre elas.
“Se o Filho de Deus foi tentado, não seria diferente para mim e para você. Às vésperas da Semana Santa, o primeiro domingo deste tempo fala das tentações de Jesus. Não se engane, o mundo está sob o domínio do mal. Talvez hoje, o mal seja a indiferença e a falta de caridade. Abra seu coração. Se você tem e não precisa ser muito para doar!”, enfatizou.
Em outro momento forte de oração, houve uma encenação da Via Dolorosa e do canto de Verônica, que ao secar o rosto de Jesus, representa o lamento pelo sofrimento de Jesus. Depois, houve o cortejo e Adoração ao Senhor Morto. A Adoração ao Santíssimo encerrou o “Especial Compromisso de Amor”.
Assista ao Especial na íntegra aqui.
Foto: Felipe Gusso
Resultado
As doações feitas durante o Especial Compromisso de Amor, são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, foram arrecadados recursos para a compra de 60 toneladas de alimentos. Ao todo, serão beneficiadas 14 instituições localizadas 10 estados do Brasil, que distribuirão os donativos para quem mais precisa. Veja a lista:
📍 PIRAQUARA (PR)
Conferência Senhor Bom Jesus dos Passos
Aldeia Indígena de Aracaí
📍 CURITIBA (PR)
Pastoral da Criança
Pastoral da Pessoa Idosa
📍 MARINGÁ (PR)
Ação Sociotransformadora da Arquidiocesana de Maringá
📍 CHAPECÓ (SC)
Mitra Diocesana de Chapecó – Pastoral do Migrante
📍 FORTALEZA (CE)
Arquidiocese de Fortaleza – Centro de Pastoral
📍 ARACAJÚ (SE)
Cáritas Arquidiocesana de Aracaju
📍 SÃO LUÍS (MA)
Arquidiocese de São Luís do Maranhão – Paróquia São João Paulo II
📍 RECIFE (PE)
Arquidiocese de Olinda e Recife – Casa do Pão da Arquidiocese
📍 REGISTRO (SP)
Mitra Diocesana de Registro – Fraterno Auxílio Cristão (FAC)
📍 RIO DE JANEIRO (RJ)
Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro
📍 ITABIRA E CORONEL FABRICIANO (MG)
Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano – Paróquia Nossa Senhora da Penha
📍 CUIABÁ (MT)
Arquidiocese De Cuiabá – Fundação Bom Jesus de Cuiabá