21º Natal Solidário encantou fiéis em Curitiba

16 dezembro 2024

Evento teve como foco a caridade e a feliz espera pelo Menino Jesus

Foto: Felipe Gusso

Quem olhava a previsão do tempo para dia 14 de dezembro em Curitiba, se espantava. Chuvas intensas eram prometidas para o sábado, mas algo mudou. As nuvens deram espaço ao sol que iluminou e atraiu os fiéis à Praça Nossa Senhora de Salete para o 21º Natal Solidário. O evento, que faz parte do calendário oficial de Natal da capital, começou às 13h e se estendeu até à noite, com muita música, fé e caridade.

A primeira atração do dia foi a apresentação ao vivo do programa “A Vida em Foco”, comandado por Carla Lima. Depois, a programação teve o “A Hora do Associado”, seguido do Terço de Jesus das Santas Chagas. Danilo Dyba subiu ao palco e animou o público com seus sucessos e um “esquenta de fé” para o que veio a seguir. A Adoração emocionou os presentes e, durante o Passeio do Santíssimo, Padre Reginaldo Manzotti viu uma multidão de fiéis apaixonados por Jesus, que testemunhava curas e milagres. O próprio Sacerdote relatou sua graça, ao relembrar que no evento de 2023 estava acamado e hoje está bem. Em seguida, pediu orações em intenção ao terreno da Terra Prometida da Obra Evangelizar. “Há quem só veja mato. Eu vejo um local para 20 mil pessoas! Um lugar de cura e libertação”, disse.

Sebastiana do Nascimento. Foto: Larissa Nicolosi

Na Praça, muitos testemunhos vivos. Entre eles, o de Sebastiana do Nascimento, de Colombo (PR). Ela, que vem todo ano ao Natal Solidário, viu na 21ª edição um milagre acontecer. Justamente naquele sábado, um problema familiar foi resolvido. “Estou aqui para agradecer por esse presente de Natal. Havia pedido com fé no evento do ano passado e, agora, tudo está bem. Jesus muda tudo na hora certa, assim como foi com a previsão do tempo”, confidenciou.

 

Santa Missa e Auto de Natal

A celebração foi presidida por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, e animada por Padre Reginaldo Manzotti. Durante a homilia, Dom Peruzzo ligou a solidariedade do evento com a Palavra de Deus. “Tenhamos a perseverança orante recomendada por Paulo (Fl 4,4-7) e a caridade recomendada por João Batista no Evangelho (Lc 3,10-18). Quem interpreta a própria dor, partindo da fraternidade com quem também sofre, sinaliza que o Menino Jesus é esperado. Quem ignora a dor do outro, é como se não desejasse que o Senhor nascesse em sua casa. É aí que entra o Natal Solidário: oferecer a quem precisa, algo que está a nosso alcance”, disse.

A Missa celebrava o 3º domingo do Advento e teve a vela cor-de-rosa acesa por uma gestante, simbolizando a renovação, alegria e a esperança que a chegada do Salvador trará em breve. Ao final, o tradicional Auto de Natal representou todos esses sentimentos e entronizou o Menino Jesus.

 

Mais um ano garantido

Foto: Felipe Gusso

Falando em renovação, a Santa Missa trouxe outro momento especial: o Projeto Abracei, uma parceria entre a Obra Evangelizar e a Pastoral da Criança, foi reafirmado para 2025. “Há 12 anos, temos a Abracei. Nós pensamos num símbolo para marcar a renovação, e foi discernido que nada melhor do que entregar o Menino Jesus com um par de sapatinhos de criança. Isso simboliza que estamos dispostos a caminhar, com Jesus, para chegar a mais lugares”, disse Padre Reginaldo Manzotti ao presentear Dom Severino Clasen, Presidente da Pastoral, que agradeceu. “Com essa parceria, fazemos Natal todo dia por meio da ajuda e do aconchego às gestantes e às crianças de até seis anos de idade. São 10 mil pequenos. Esse apoio é um Presépio eterno que faz reavivar a vida”, disse.

 

Shows de evangelização

O público vibrou com a chegada da Banda Rosa de Saron, que entoou grandes sucessos no palco do Natal Solidário.

Após, Padre Reginaldo Manzotti embalou os fiéis com um show natalino repleto de surpresas. Entre elas, a participação de Bruno Flagione, vocalista da Rosa de Saron, Coral da Imaculada, Mia Wicthoff e do Manzottinho, com quem o Sacerdote tocou flauta e resolveu charadas.

 

E também um show de solidariedade

Assim como nos anos anteriores, o evento focou em ajudar quem precisa. Por meio da doação dos fiéis, que ganharam uma vela em troca do item trazido, mais de duas toneladas e 690 kg de alimentos foram arrecadados. As doações serão destinadas a instituições beneficentes e famílias carentes de Curitiba e região.

Além disso, houve aferição de pressão, quick massagem e brincadeiras para as crianças no evento. Os jovens aproveitaram um espaço interativo e instagramável do Beato Carlo Acutis, realizado pelo Comitê da Juventude da Associação Evangelizar É Preciso.

 

1º Concurso de Presépios

Foto: Felipe Gusso

O 1º Concurso de Presépios, idealizado pela Associação Evangelizar É Preciso, teve o vencedor revelado no Natal Solidário. Quem levou o troféu para casa foi o grupo Mães que Oram pelos Filhos, de Curitiba (PR). A representação contava com uma casa de madeira na cor preta que, dentro, havia uma luz vinda do Menino Jesus. Ao se aproximar, o visitante lia: ‘Eu sou a luz do mundo’. Ana Paula Trevisol e Katia Golombe, criadoras do Presépio, contaram a emoção de receber o 1º lugar. “A casa pode significar o nosso interno também. O Natal é acolher Jesus na nossa manjedoura interna. É emocionante ganhar, pois representa um trabalho e uma evangelização do ano inteiro. É um presente para nós, como se Jesus dissesse: ‘continuem a levar essa luz!’”.

O Presépio vencedor está disponível para visitação até dia 6 de janeiro, no Solar da Glória, em Curitiba (PR), das 10h às 18h.

Veja imagens dos presépios participantes aqui!

 

Reveja o 21º Natal Solidário no YouTube da TV Evangelizar. Confira as fotos do evento no site.

Compartilhe