Confira as leituras bíblicas, o Evangelho, o Salmo e o Santo do dia para abastecer sua alma com fé.
Não desviei o rosto de bofetões e cusparadas
(Terceiro canto do Servo do Senhor).
Leitura do Livro do Profeta Isaías 50,4-9a
Sl 68(69),8-10.21bcd-22.31.33-34 (R. 14cb)
R. Respondei-me pelo vosso imenso amor,
neste tempo favorável, Senhor Deus.
Aclamação ao Evangelho
R. Salve, Cristo, Luz da vida,
companheiro na partilha!
V. Salve, nosso rei, somente vós
tendes compaixão dos nossos erros.
O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele.
Contudo, ai daquele que o trair.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 26,14-25
Santa Bernadete Soubirous, virgem
Nascida em 7 de janeiro de 1844, em Lourdes, sudeste da França, aos pés dos montes Pirineus, Bernadete viveu em grande pobreza, mas sempre com o coração dirigido a Maria. A “Senhora”, como ela sempre definia a Virgem Maria, apareceu-lhe diversas vezes. Na aparição de 25 de março de 1858, revelou-lhe ser a Imaculada Conceição. Desde 11 de fevereiro até 16 de julho daquele ano, Bernadete recebeu 18 aparições de Maria, na Gruta de Massabielle.
Em sua Mensagem para o Dia Mundial do Enfermo de 2017, o Papa Francisco recordou que «a humilde jovem de Lourdes afirmava que a Virgem, por ela definida “Bela Senhora”, a olhava como se olha para uma pessoa. Estas simples palavras descrevem a plenitude de uma relação. Assim, a pobre, analfabeta e doente Bernadete, sentia-se acolhida por Maria como pessoa. A “Bela Senhora” dirigia-se a ela com grande respeito, mas sem comiseração».
Desde o início das aparições, Bernadete tornou-se porta-voz de um acontecimento, que ecoou pelo mundo inteiro, apesar de passar por inúmeros interrogatórios oficiais, sendo acusada de impostora. Porém, nunca desanimou, enquanto, ao longo dos anos, aumentava o fluxo incontável de pessoas na Gruta das Curas.
«Depois dos acontecimentos na Gruta, graças à oração, – acrescentou o Papa – Bernadete transformou a sua fragilidade em ajuda aos outros; graças ao amor, foi capaz de enriquecer o próximo e, sobretudo, de oferecer a sua vida pela salvação da humanidade. O fato de a “Bela Senhora” ter-lhe pedido para rezar pelos pecadores, nos recorda que os enfermos e os sofredores não têm somente o desejo de sarar, mas também de viver cristãmente a sua vida, chegando até a doá-la como autênticos discípulos missionários de Cristo».
A Virgem Maria concedeu a Bernadete a vocação de servir aos enfermos, convidando-a a ser Irmã da Caridade. Com efeito, em 7 de julho de 1866, em Saint-Gildard, entrou a fazer parte da comunidade da Casa Geral da Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers.
Obrigada a ficar acamada por causa da asma, da tuberculose e de um tumor ósseo no joelho, faleceu com a idade de 35 anos, em 16 de abril de 1879.
Em 1925, foi beatificada pelo Papa Pio XI, que a proclamou santa em 8 de dezembro de 1933.
Bernadete de Soubirous é protetora dos doentes, camponeses e pastores.
Fonte: Vatican News
Com a missão de evangelizar por todos os meios, a Associação Evangelizar É Preciso leva fé e esperança para católicos de todo o mundo e ajuda milhares de pessoas, de muitas maneiras. Com a sua contribuição mensal e a participação em nossas Campanhas e Ações, você pode receber materiais exclusivos, ganhar benefícios e colocar em prática a generosidade que Jesus nos ensinou. A Família Evangelizar conta com você para transformar a realidade de quem precisa!
Como Funciona?