Natal com Jesus é Natal: veja como foi o 22º Natal Solidário

15 dezembro 2025

Fé, música e solidariedade marcaram o tradicional evento que celebra a espera pelo nascimento do Menino Jesus

Em 13 de dezembro, quem esperava um temporal em Curitiba recebeu apenas a luz do sol e uma “chuva” de bênçãos. Centenas de pessoas se reuniram na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba (PR), para celebrar a 22ª edição do Natal Solidário da Associação Evangelizar é Preciso.

Foto: Felipe Gusso

 

De Laguna (SC), as amigas Albani e Marli compareceram ao evento para louvar e agradecer. “Sou associada e devota de Jesus das Santas Chagas. Já faz três anos que participo aqui, porque é tudo de bom. Deus é maravilhoso!”, disse Albani. “Ela me convidou e eu já estava pronta para vir. Viemos em 26 pessoas. Onde tem oração, a gente comparece. Então estamos aqui, firmes e fortes, para celebrarmos juntos”, afirmou Marli.

 

Foto: Izabela Scorsin (Associação Evangelizar é Preciso)

 

O evento, que faz parte do calendário oficial do Natal na capital paranaense, começou às 13h e se estendeu até a noite, com muita música, fé e caridade. Apresentado por Carol Tormena e Thiago Lopes, o início da tarde foi animado pelo som do DJ André Castro, que levantou o público. Em seguida, Padre Jorge Fortunato e o Grupo de Jovens JUVUAC rezaram o Terço de Jesus das Santas Chagas com os fiéis. O momento seguiu com a Adoração ao Santíssimo, conduzida pelo Padre Reginaldo Manzotti.

“O Natal só tem sentido se olharmos a partir da perspectiva da Morte e Ressurreição, e entendermos a Encarnação verdadeiramente viva, verdadeiramente presente”, afirmou o Sacerdote. “Coloque a sua intenção agora! Neste ano, o que te incomoda? O que, no seu coração, está inquieto? Peça a Jesus, não porque merece, não por mérito algum, mas pela infinita misericórdia e compaixão. Senhor, escuta o meu clamor, atende o meu apelo”, motivou.

Durante o Passeio com o Santíssimo Sacramento, Padre Reginaldo ouviu testemunhos dos fiéis, entre eles o de Jamile, que alcançou uma graça pela intercessão de São Pio de Pietrelcina. “Minha filha tinha quatro exames indicando leucemia, e fiz um pedido de cura ao Padre Pio. No mesmo dia, o hematologista disse que o sangue dela era o de uma criança perfeita. Depois, estivemos na Quinta Eucarística. Ela tem seis aninhos e ficou o tempo todo ao lado da imagem de São Pio. Graça recebida, graça testemunhada!”, relatou.

 

Foto: Felipe Gusso

 

Santa Missa, renovação e Auto de Natal

Na sequência da programação, a Santa Missa foi presidida por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, e animada pelo Padre Reginaldo Manzotti. Celebrada no Domingo da Alegria, a 3ª vela da Coroa do Advento foi acesa por uma gestante, a fim de simbolizar a espera pelo Menino que nascerá no Natal. Em sua reflexão, Dom Peruzzo convidou os fiéis a compreenderem melhor o que estavam celebrando.

“A mulher de Nazaré, Mãe do Senhor, às vésperas do nascimento, precisou percorrer 125 quilômetros em cavalgadura para chegar a Belém. Talvez Se perguntou muitas vezes: ‘Por que isso? Por que assim? Não é o Filho de Deus? O anjo não disse que seria grande, Filho do Altíssimo?’. Desse modo, nada é tão humano quanto uma mulher grávida, nada é tão frágil quanto uma criança ainda por nascer. Nos momentos difíceis, perguntamo-nos: ‘Por que assim? Por que comigo?’. Nem sempre a resposta vem em palavras ou argumentos, mas os fatos sempre demonstram que, nas fragilidades humanas e pessoais, há uma força secreta para aqueles que creem”, afirmou o Bispo.

“Para compreender uma criança, é preciso paz, silêncio, afeto, quietude e ternura. Que este Natal seja, pois, uma grande oportunidade dada pelo Criador para que, lá em casa, redescubramos o valor da ternura, do afeto e do perdão e nossas famílias se tornem ambientes de paz. Que o perdão e a serenidade que queremos no mundo comecem nas casas, com as crianças. Podemos até falar de Papai Noel, podemos até dar um presente, mas, se houver afeto e perdão entre os familiares, a criança cresce percebendo as ternuras do Alto em favor de todos os Seus filhos. Que o nosso Natal seja um Natal de paz”, concluiu.

 

Foto: Felipe Gusso

 

Após a Celebração Eucarística, Padre Reginaldo Manzotti recebeu no palco Maria Inês Monteiro de Freitas, coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Ao renovar o Projeto Abracei pelo 14º ano, a Associação Evangelizar é Preciso reafirma o compromisso com as crianças, as famílias e os mais vulneráveis.

“Neste ato de renovação, assumimos mensalmente o apoio a 10 mil crianças. Portanto, você, com sua colaboração mensal, ajuda na solidariedade. É sempre na Missa do Natal Solidário que reafirmamos essa parceria, chamada Abracei. Para nós, ela é como um girassol, para que todas as crianças e famílias possam se sentir beneficiadas com o pouco que contribuímos. E digo ‘nós’ porque são vocês que ajudam a Pastoral da Criança”, ressaltou Padre Reginaldo.

Maria Inês agradeceu o apoio, recebeu uma placa simbólica e um buquê de girassóis. “Nosso coração fica muito feliz e agradecido por renovar esta parceria. Como Pastoral da Criança, temos 42 anos de missão em todo o Brasil. Gratidão por sonhar conosco e levar esperança, paz e dignidade às famílias acompanhadas pela Instituição em todo o País. Que nossa Mãe Maria interceda junto a Deus Pai por sua vida e por esta missão”, disse.

Para encerrar o 22º Natal Solidário, foi apresentado um emocionante Auto de Natal, com a entronização do Menino Jesus e show de evangelização com Padre Reginaldo Manzotti, embalado por canções natalinas e músicas de sucesso do Sacerdote.

 

Foto: Felipe Gusso

 

Gesto concreto

O evento carrega no nome a “solidariedade”. Neste ano, quem participou e doou um quilo de alimento não perecível recebeu uma vela e concorreu a diversos prêmios. A ação resultou na arrecadação de 2 toneladas e 530 quilos de alimentos, que serão destinados às famílias atendidas pelo Bazar Solidário e pela Pastoral da Criança.

Marines Cruz de Souza foi uma das ganhadoras dos 23 prêmios e levou para casa um forno micro-ondas novinho. “Há cinco anos eu venho à Missa. Este foi um presente de Natal inesperado, mas de vez em quando a gente merece”, disse, emocionada. “Hoje vim agradecer, porque quem tem gratidão recebe ainda mais”, finalizou.

 

Foto: Vitoria Berveglieri Martins (Associação Evangelizar é Preciso)

 

Programação para a família toda

O evento contou com bênção dos animais; espaço kids, destinados aos pequenos com desenhos para colorir e muita diversão; espaço instagramável; tenda da Pascom; estúdio das Rádios Evangelizar; área de ação social com serviços de quiropraxia, aferição da pressão arterial, quick massage e orientações nutricionais e sobre saúde mental e emocional; além do ônibus do Erastinho e ações de conscientização sobre a doação de sangue e medula óssea, em parceria com o Hemepar.

 

Foto: Izabela Scorsin (Associação Evangelizar é Preciso)

 

Houve também uma bênção especial para motociclistas e ciclistas. O Motoclube Católicos da Estrada esteve presente com participantes de diversas cidades do Paraná, como Rolândia, Londrina, Maringá e Mariópolis. José Roberto Leal, presidente do motoclube, falou sobre o convite para participar do evento e o objetivo do grupo. “Para nós, é muito gratificante estar aqui e trazer um pouco do que é o motoclube. Nosso intuito é evangelizar a pessoa que gosta de moto, frequenta a igreja, mas, de repente, participa de outro grupo com o qual não se identifica. Somos um motoclube da Igreja Católica, realizamos um trabalho de filantropia e acolhimento”, explicou.

 

Foto: Izabela Scorsin (Associação Evangelizar é Preciso)

 

Reassista a transmissão do 22º Natal Solidário AQUI.

Compartilhe