Evento uniu fé, louvor, testemunhos e o agir de Deus no dia 25 de outubro
Fortaleza brilhou no último sábado (25), com a luz do Sol e a fé dos presentes no XVIII Evangelizar É Preciso na capital cearense. Milhares de pessoas se reuniram no Aterro da Praia de Iracema para celebrar a devoção a Jesus das Santas Chagas, numa programação religiosa que faz jus ao título do evento, considerado o maior do ramo católico no País. O tema escolhido foi “Fortalecei-vos na fé”, acompanhada pelo lema “Sede firmes, fortalecei vosso coração!” (Sl 31,24).
A abertura ficou por conta de Carol Tormena, que conduziu o Terço Mariano. Em seguida, aconteceram shows com Danilo Dyba, George Moraes, Ana Clara Rocha e Ítalo e Marcos Vinícius, que entoaram grandes clássicos da música católica. Após, Padre Jorge Fortunato rezou o Terço de Jesus das Santas Chagas com os fiéis, com cada dezena atribuída a uma prece especial. Depois, a Arquidiocese de Fortaleza uniu-se à multidão para um momento repleto de fé, com apresentações de Babi Maria e Naldo José, evangelizadores da região.
Durante todo o dia, voluntários recolhiam cadastros de novos associados e Mensageiros de Jesus das Santas Chagas, além de tirar dúvidas dos presentes e acolherem os fiéis. Quem passava pelo Aterro, podia também garantir itens de fé com a Produtos Que Evangelizam, nossa loja parceira, e participar de ações com a Rede Jangadeiro.
Ao final da tarde, começou a Santa Missa, presidida por Dom Gregório Paixão e concelebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti. A celebração era muito esperada pelo público, que lotou a praia para assistir e louvar ao Senhor. O Sacerdote, ao entrar, demonstrou grande alegria em estar na capital cearense pela 18ª vez, e agradeceu a acolhida do povo e da Arquidiocese local em todas as edições do evento.
Após a proclamação do Evangelho, Dom Gregório Paixão cumprimentou os presentes e refletiu acerca da Palavra de Lucas 18,9-14, que aborda a parábola do fariseu e do cobrador de impostos, usada por Jesus para ilustrar a diferença entre a verdadeira humildade e a falsa justiça, e como Deus olha o coração e não as aparências. Para o Bispo da Arquidiocese de Fortaleza, o verdadeiro cristão é aquele que se felicita ao ver o outro tendo acesso à graça de Senhor, a fim de formar um mundo cada vez mais evangelizado. “A beleza dos Seus sentimentos é mostrada o tempo todo a nós, para que possamos viver pela força desse amor e nele colaborar para que um eterno louvor seja dirigido ao Céu e, ao mesmo tempo, sejamos agentes de transformação pela força do perdão e da misericórdia em todos os lugares. Afinal de contas, eis a beleza de um coração cristão: quando ele é capaz de amar, de perdoar e de continuar a jornada do Senhor”, concluiu.
Durante a celebração, muitos clamores de cura e libertação foram feitos, especialmente no momento da consagração.
Testemunhos de esperança
Após a Santa Missa, Padre Reginaldo conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento. O Sacerdote convidou os fiéis a entregarem seus pedidos a Jesus, a fim de que todo o mal ficasse na areia da praia.
O poder da devoção foi explicitado por meio dos depoimentos de vários fiéis. Entre eles, Fábio, que foi curado da dependência química há sete anos, com o apoio da intercessão e do conteúdo da Associação Evangelizar É Preciso, e conseguiu recomeçar a vida. “A droga tirou tudo de mim, menos a fé. Hoje, sou um pai de família, tenho três filhos. Venho dizer a vocês: acreditem em Deus, pois Ele está dentro de cada um de nós”, relatou. “A realidade da nossa vida transformada em Deus é sempre presente”, disse Padre Reginaldo Manzotti, ao ouvir o fiel.
Em seguida, Guerlamita declarou a cura de seu câncer de mama, com a graça de Jesus das Santas Chagas. Por fim, Josilene subiu ao altar com seu filho Antônio Jeferson, e contou que por muitos anos foi ao Evangelizar É Preciso Fortaleza com a foto dele, enquanto pedia a libertação e sua volta para casa. A fé e a devoção fizeram o rapaz retornar à comunidade, e hoje a família vive um milagre.
Celebração da evangelização, da caridade e da paz
O final do evento se deu com o show de evangelização de Padre Reginaldo Manzotti. Neste ano, a apresentação foi ainda mais especial, pois contemplou os 20 anos da Associação Evangelizar É Preciso. Além disso, fazia apelo à paz, clamor representado por lenços brancos balançados pelos fiéis durante o evento. “O grande objetivo é lembrarmos que somos um povo santo e, também, pessoas que clamam pela paz”, disse, ao concluir que este gesto ecoaria ao Céu, pelo fim das tensões nos lares e no mundo.
Ao falar das duas décadas de evangelização, o “Padre que arrasta multidões” relembrou as devoções que fazem a Instituição caminhar: a Jesus, nas Suas Santas Chagas; a Nossa Senhora do Carmo, madrinha da Obra; a São José, providenciai, nosso protetor e a São Pio de Pietrelcina, nosso intercessor. Ao citar o estigmata, incentivou os fiéis a confiarem nesta intercessão, e que muitas maravilhas foram vistas na Associação Evangelizar É Preciso por meio do Santo italiano. Em seguida, entoou “Padre Pio, Santo Pio”, seu lançamento musical.
Padre Reginaldo Manzotti também falou com carinho sobre Nossa Senhora do Carmo, Madrinha da Associação Evangelizar É Preciso e também de sua ordenação, missão que completou 30 anos em 2025. “Digo para você de todo o coração: como é bom para nós não sermos órfãos, pois no Céu, temos uma Mãe! Nas minhas horas mais difíceis, recorro a Ela”, confidenciou. A homenagem Mariana uniu-se a uma carinhosa canção que representava o carinho pelo nordeste do Brasil, intitulada “Ave Maria Sertaneja”, de Luiz Gonzaga.
O XVIII Evangelizar É Preciso foi finalizado com emoção, enquanto o Sacerdote explicava que foi o amor de Deus e o apoio do Seu povo que possibilitaram os passos dados até aqui, como a aquisição do terreno da Terra Prometida da Obra Evangelizar É Preciso. “Fiquem junto à Obra, pois ela é de Jesus!”, pediu. A despedida foi sinônimo de “até logo”, após a notável parceria entre a Associação e a Arquidiocese de Fortaleza, que confirmaram o retorno do evento no final de outubro de 2026.